Seis práticas de atenção plena para crianças com autismo
- Dra Marcela Cavalcanti
- 23 de abr. de 2021
- 3 min de leitura

Atenção plena ou Mindfulness, se refere à prática de prestar atenção ao momento presente sem fazer julgamentos.
A observação de pensamentos e sentimentos nos permite entender melhor as emoções e reagir racionalmente a situações negativas.
Há alguns trabalhos interessantes sobre os benefícios da atenção plena em crianças com TEA (transtorno do espectro do autismo).
As intervenções baseadas nesta prática capacitam crianças e jovens a desenvolver estratégias de autogerenciamento para regular seus comportamentos desafiadores. Envolve mudar a atenção do gatilho emocional e reduzir comportamentos indesejados.
Embora a atenção plena possa parecer um território estranho, incorporar práticas conscientes na vida diária pode ser bastante simples.
Vou apresentar algumas dessas técnicas que podem enriquecer a maneira de lidar com crianças e jovens com TEA e ajudá-los a terem mais controle sobre suas emoções e comportamentos.
Ouvir uma campainha ou sino
Toque uma campainha (pode ser do celular) Peça para a criança fechar os olhos e ouvir a vibração da campainha.
Peça para levantar a mão assim que o toque parar e prestar atenção aos outros sons que ouvirem por cerca de um minuto.
Dirigir pela estrada do corpo para dormir
Peça para a criança se deitar na cama, fechar os olhos e dirigir a atenção para várias partes do corpo. A mente é o carro que se dirige pela estrada do corpo. Comece nos dedos dos pés e, lentamente, vá subindo até a cabeça.
Caminhadas atentas
Passeie pela vizinhança em silêncio por alguns minutos e faça com que a criança preste atenção aos sons. Peça para observar as outras sensações (brisa nos cabelos, estalar das folhas enquanto caminham) e tentar descrever: Bom? Ruim? Quente? Frio? Rápido? Lento?
Respiração atenta na barriga
Peça para a criança sentar confortavelmente e fechar os olhos.
Direcione a atenção para a sensação de inspirar (cheirar uma flor) e expirar (soprar uma vela).
Peça que coloque as mãos na barriga e sinta a barriga encher e esvaziar a cada respiração. Você pode fazer isso por cerca de cinco ciclos e, em seguida, pedir para perceber sentimentos ou pensamentos presentes.
Solicite que observe esses pensamentos e sentimentos e sugira a criança deixar ir como um balão. Você pode repetir isso quantas vezes forem necessárias ou possíveis.
Esta é uma técnica poderosa de meditação guiada.
Lembrar das Solas dos pés
Esta técnica foi desenvolvida por pesquisadores para controlar a angústia, a raiva e a agressão.
Ao se deparar com situações emocionalmente estimulantes, você pode ensinar a criança a redirecionar a atenção e a consciência para uma parte neutra do corpo, como a planta dos pés. A medida que a criança vai treinando, pode ajudar a acalmar e limpar a mente durante situações estressantes, reduzir a ansiedade e evitar as crises.
Jarra de glitter para acalmar
Encha uma jarra transparente com água, um pouco de glitter e glicerina ou óleo de bebê. Um globo de neve seria igualmente ótimo para esta atividade.
Especialmente quando a criança estiver cansada, irritada ou impaciente, peça a ela para sacudir o frasco e observar como o purpurina se assenta após o caos rodopiante. Essa técnica permite uma metáfora poderosa que relaciona o estado interno da mente a um objeto visual.
Se você gostou desse conteúdo, me dê um sinal. Curta, compartilhe com quem possa se interessar. Se tiver alguma sugestão ou quiser dividir uma experiência, me envie que poderemos publicar por aqui e auxiliar outras pessoas a melhorar a vida de muitas pessoas com TEA e suas famílias.
Referências:
Poquérusse, J., Pagnini, F. & Langer, E.J. Mindfulness for Autism. Adv Neurodev Disord5, 77–84 (2021). https://doi.org/10.1007/s41252-020-00180-9
Keenan-Mount, R., Albrecht, N. J., & Waters, L. (2016). Mindfulness-based approaches for young people with Autism Spectrum Disorder and their caregivers: Do these approaches hold benefits for teachers? Australian Journal of Teacher Education, 41(6), 5.
Singh, N. N., Lancioni, G. E., Manikam, R., Winton, A. S., Singh, A. N., Singh, J., & Singh, A. D. (2011). A mindfulness-based strategy for self-management of aggressive behavior in adolescents with autism. Research in Autism Spectrum Disorders, 5(3), 1153-1158.
Como criar uma jarra de glitter
Livros que comprei na Amazon:
“Self-Regulation and Mindfulness: Over 82 Exercises & Worksheets for Sensory Processing Disorder, ADHD, & Autism Spectrum Disorder“ by PESI Publishing & Media
“A Mindfulness Intervention for Children with Autism Spectrum Disorders: New Directions in Research and Practice (Mindfulness in Behavioral Health)“ by Springer
https://www.amazon.com/gp/product/1683730623/ref=as_li_tl?ie=UTF8&tag=stageslearnin-20&camp=1789&cre
Comments